sexta-feira, 14 de novembro de 2008


O bom e velho AC/DC
Banda australiana lança novo álbum, Black Ice, já sucesso de vendas

Qual a fórmula do sucesso? O que leva a altas vendagens uma banda que sempre produz o mesmo som, sem mudanças? O AC/DC com seu novo álbum, Black Ice, responde a essa pergunta e a muitas expectativas. Só na semana de lançamento, a banda australiana vendeu mais de 780 mil cópias nos Estados Unidos e liderou as paradas de sucesso. Na semana seguinte, os australianos continuaram no topo e chegaram à soma de mais de 1 milhão de unidades do disco vendidas. E só perderam mesmo o posto na terceira semana, para a trilha sonora do filme Twilight ("Crepúsculo"), que estrearia nos dias seguintes nos EUA.

A fórmula é a mesma de sempre: os acordes poderosos de Angus Young, a bateria bem marcada de Malcolm Young, a voz rouca e inconfundível de Brian Johnson e os refrões curtos e repetitivos. Destaque para as músicas “Rock’n Roll Train”, “Big Jack”, “Stormy May Day”, “Rock’n Roll Dream” e, claro, a faixa-título. Novidade só mesmo a criação do primeiro videoclipe musical feito no Excel – programadores da banda fizeram um clipe exclusivo de “Rock’n Roll Train” para ser executado no programa, segundo eles, com o objetivo de driblar os “firewalls” das redes corporativas, que, na maioria das vezes, restringe o acesso dos funcionários à internet e outros recursos por política de segurança do trabalho.

O sucesso de jogos como “Guitar Hero” e “Rock Band” impulsionam, de certa forma, a volta de bandas de renome internacional, tal como AC/DC (cujo hit “Back in Black” é uma das trilhas do filme “Homem de Ferro”), Guns N’ Roses e Metallica. A figura dos guitarristas muito contribuiu para essa nova alavancada do rock mundial. Personagens principais no espetáculo das “pedras rolando”, eles têm conquistado novos fãs e reconquistado os antigos, sedentos por novidades, usando apenas uma arma antológica: o riff.




TRACK LIST:

1) Rock N’ Roll Train - 4:21
2) Skies on Fire - 3:34
3) Big Jack - 3:57
4) Anything Goes - 3:22
5) War Machine - 3:09
6) Smash N’ Grab - 4:06
7) Spoilin’ for a Fight - 3:17
8) Wheels - 3:28
9) Decibel - 3:34
10) Stormy May Day - 3:10
11) She Likes Rock N’ Roll - 3:53
12) Money Made - 4:15
13) Rock N’ Roll Dream - 4:41
14) Rocking All the Way - 3:22
15) Black Ice - 3:25



NOTA 10

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso, outras bandas também bastante tradicionais vêm insistindo em integrar elementos modernóides ao seu som. Acredito que sempre seja bom inovar, mas a essência não pode ser perdida jamais. Por isso, penso que o AC/DC está de parabéns. Viva as raízes!

Renato Sigiliano disse...

Muito legal o blog, Aquininho...
Abraço.